WUSHU


Do pinyin: Wushu (mandarim padrão: 武術 ou 武术) é um termo chinês que literalmente significa "arte da guerra". No Brasil o termo normalmente usado é o Kung Fu (pinyin: Gongfu). No entanto, na China este termo caracteriza qualquer tarefa feita com perfeição, não apenas artes marciais. Temos também outro termo bastante usado na China, Kuoshu (pinyin: Guoshu), que significa "arte nacional", este termo foi imposto pelo governo chinês para designar a arte marcial (Wushu) de uma forma mais nacionalista.

O Wushu Moderno é um esporte baseado nas artes marciais chinesas tradicionais, ou seja, no Kungfu/Wushu Tradicional. Com a fundação da República Popular da China, nos anos 1950, o Presidente Mao Tse Tung determinou que o “velho deveria servir ao novo” e instruiu os mestres de Wushu/Kungfu Tradicional a criar um esporte novo para a sociedade socialista moderna. As bases do Wushu Moderno são os estilos do Shaolin do Norte, Cha Quan, Hua Quan, Hong Quan entre outros. O novo esporte enfatiza o exercício e o desenvolvimento atlético bem como a defesa pessoal, sendo importante ter a capacidade de demonstrar intenção e espírito de luta. Originário da China, o wushu é uma tradição rica em conteúdo que se manifesta em diversas formas e estilos. Em seu longo processo de evolução, o wushu, sinônimo de “arte marcial”, foi também chamado de “guoshu”, bem como “gongfu” e no Brasil e EUA de “kungfu”. As origens do wushu remontam à antiguidade chinesa, quando seus ancestrais lutavam pela sobrevivência. Durante o longo período de guerras o wushu foi usado pelos exércitos a fim de subjugar o inimigo, mas também pelo povo com o objetivo de autodefesa e treinamento físico, bem como para uma vida saudável. Durante sua evolução e desenvolvimento chegando aos dias de hoje, o wushu foi dissociado de sua finalidade bélica ou militar. Contudo em seus movimentos básicos de ataque e defesa, no wushu moderno a intenção marcial persiste. As duas disciplinas básicas do wushu moderno são: “taolu” (rotinas) e “sanshou” (luta).



DIVISÃO GERAL DO WUSHU 


NEIJIA – ESCOLA INTERNA
•Taijiquan
•Xinyiquan
•Pagua

WAIJIA – ESCOLA EXTERNA
•Changquan (Punho longo)
•Nanquan (Punho do sul)
•Tanglangquan (Louva-a-deus)
•Yingzhao (Águia)
•Sanshou ou Sanda ou Boxe chinês 


AS FUNÇÕES E EFEITOS DO WUSHU


1 – NA CONSTRUÇÃO DA SAÚDE
Os caminhos do wushu consistem de ricos e diversificados movimentos, incluindo extensões e contrações, equilíbrio, saltos e cambalhotas, envolvendo todas as partes do corpo. Comparando com outros esportes, wushu requer maior coordenação entre os centros de grupos móveis musculares e nervosos. O treinamento sistemático com wushu pode imensamente melhorar a coordenação entre eles. Pesquisas mostram que exercícios regulares do wushu podem melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular, aumentando o metabolismo aeróbico e anaeróbico, estimula a respiração, e aumenta a capacidade vital. Ele também tem bons efeitos no desenvolvimento de qualidades físicas como força, agilidade e flexibilidade.

2 – COMO DEFESA PESSOAL
O Wushu é composto por técnicas de luta. Um praticante de wushu se beneficia do seu treinamento não somente em termos de construção da saúde, mas também de ganho de um sistema de técnicas de ataque e defesa, o qual pode ser empregado efetivamente para autodefesa.

3 – COMO FUNÇÃO ÉTICA E ESPIRITUAL
Pelos milênios de história do wushu, decoro e ética tem longamente sido enfatizados. “Aprender decoro e ética antes de apreender as técnicas” e “não aprender de pessoas más”, são apenas dois exemplos das numerosas máximas morais que os praticantes do wushu seguem em sua prática. Esta tem sido uma tradição do wushu dando prioridade para a ética no seu aprendizado. Sendo assim, ajuda a cultivar um caráter moral, e pela prática, um melhor temperamento é moldado.

4- COMO FUNÇÃO ARTÍSTICA E DE ENTRETENIMENTO
 Wushu é de alto valor estético. Wushu pode enriquecer a vida cultural das pessoas e ainda, pode ser um bom caminho para pessoas trocarem técnicas e idéias, além de promover amizades.




Por Professor Alessandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário