quinta-feira, 22 de setembro de 2011

长拳 CHANG QUAN 长拳

Chang Quan (em chinês tradicional:長拳; em chinês simplificado: 长拳; em português, literalmente: Forma Longa ou Punho Longo) é uma das formas mais práticadas dentro do Wushu.
Reúne as melhores técnicas do Cha Quan, Hua Quan, Pao Quan, inclusive Shao Lin Quan. Seu primeiro registro está num livro da Dinastia Ming (1368-1644) que conta sobre as 32 técnicas de Chang Quan do Imperador da Dinastia Song (960-1279) e Chang Quan da Família Wen.

TÉCNICAS E CARACTERÍSTICAS

 O Chang Quan Moderno, como conhecemos hoje, tem 3 décadas de evolução. A sua prática é possível desde treino de nível básico até competições de níveis avançados, onde sua principal modalidade é a rotina ou Tao Lu. Suas características são: movimentos longos e elegantes, golpes velozes e fortes, sequência ritmada e limpa, variabilidade constante. É necessário desenvolver mãos rápidas, olhos atentos, corpo ágil, passos firmes, espírito alto, respiração profunda, força certa, habilidades seguras, quatro ataques em uma forma e formas fulminantes.
Durante o combate, luta de longa distância e técnica ofensiva, usa-se velocidade para deter o oponente, com golpes potentes.
Em 1949, com a formação da República Popular da China, o Chang Quan foi definido como principal modalidade de competição, classificado em cinco categorias. As formas com as mãos, facão, bastão, espada e lança e ainda foram divididas em básicas, intermediárias e avançadas. Hoje, dentro da categoria, é dividida em treino básico, rotina individual e rotina em dupla. Dentro das rotinas individuais temos rotinas oficiais e rotinas livres. o Chang Quan é uma das formas que possibilita a maior mobilidade do corpo, ao mesmo tempo necessita de grande esforço físico, devido a complexidade das suas rotinas. Com isso, desenvolve a coordenação motora e o equilíbrio, os quais são pontos essenciais tanto para iniciantes como para atletas profissionais.
fonte: wikipedia, com adaptações do prof. Alessandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário